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Projetos de Pesquisa

  • (Des) Proteção do Estado e Racialização em Portugal: um estudo do impacto do sistema de proteção das crianças e jovens nas mulheres negras e Roma

    (Des) Proteção do Estado e Racialização em Portugal: um estudo do impacto do sistema de proteção das crianças e jovens nas mulheres negras e Roma

    O projeto apresenta um estudo inovador sobre a inter-relação entre a racialização e o sistema estatal de proteção de crianças e jovens em Portugal, com foco no seu impacto na vida de mulheres negras e ciganas. Assim, o projeto tem quatro objetivos principais:- identificar e analisar como o sistema de proteção é permeado por práticas institucionais racializadas ao nível da produção de conhecimento especializado e do sistema de justiça;- analisar o impacto das intervenções e decisões judiciais do sistema estatal de proteção na vida de mulheres negras e ciganas e das suas famílias;- desvendar como os modelos de proteção respondem à natureza interligada das vulnerabilidades (classe, raça, etnia e género);- identificar os significados de proteção na perspetiva de mulheres negras e ciganas e as formas de organização comunitária na interação com o sistema.(Des)Proteger aborda questões-chave para a promoção da inclusão social no sistema de proteção de crianças e jovens. O projeto contribuirá para o desenvolvimento de melhores conhecimentos e práticas jurídicas e políticas para a promoção dos direitos das mulheres e das crianças, e das suas famílias. As estruturas políticas e legais em proteção à criança se beneficiarão de um envolvimento com abordagens interseccionais para abordar como as desigualdades socioeconômicas são racializadas e de gênero.

    Participante: Danielle Pereira de Araújo
  • #QUARTASASCINCO: diálogos sobre cidades

    #QUARTASASCINCO: diálogos sobre cidades

    "#QUARTASASCINCO - DIÁLOGOS SOBRE AS CIDADES" é uma atividade coordenada pelo CENTRAL - Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade e aberta à comunidade acadêmica da PUC-Rio e demais interessados. Seu principal objetivo é constituir uma nova imaginação sobre o mundo urbano, a partir da exposição de trabalhos clássicos ou inéditos de pesquisadores de diferentes instituições.

    Coordenação: Maria Alice Rezende de Carvalho

     

  • Antropologia e tradução

    Antropologia e tradução

    Tradução é possivelmente a metáfora mais recorrente nas definições antropológicas do que é fazer etnografia: a idéia de que aquilo que o etnografo faz é traduzir uma cultura nos termos de outra perpassa as reflexões antropológicas. Entretanto, sabemos que as metáforas não são apenas figuras de linguagem - mesmo porque figuras de linguagem nunca são apenas - mas, ao contrário, revelam a existência de relações subjacentes, muitas vezes inconscientes para quem as enuncia. Esta é a pista que orienta a proposta que formulamos para este projeto: quais as relações que podemos estabelecer entre o trabalho do entografo e o do tradutor? em que estas atividades se aproximam e as assemelham? Por que, enfim, definimos na antropologia, com muita frequência de forma bastante naive, a etnografia como tradução.

    Coordenação: Valter Sinder

     

  • Artes e semânticas da criação e da memória – Métis

    Artes e semânticas da criação e da memória – Métis

    Este projeto temático Fapesp (n 2020/07886-8) visa explorar a noção de criação interrogando sua polissemia e as conexões que ela permite inferir entre domínios diversos: cultura material, arte, estética, economia, parentesco, política, natureza, ecologia e ciência.

    Coordenação: Felipe Süssekind Viveiros de Castro

     

  • Avaliação da Implementação da BNCC

    Avaliação da Implementação da BNCC

    Estudo sobre o processo de implementação da BNCC pelas redes estaduais e municipais de educação. De modo mais especifico, pretende-se estudar como se deu o processo de organização e definição dos novos currículos alinhados à Base; e como está se dando a implementação desse currículo, por meio da formação de professores e profissionais ds redes; novos materiais didáticos, avaliações externas e gestão escolar. Projeto de pesquisa realizado por encomenda do MEC, sob o convênio entre o PPGCIS/PUC-RIO e CAEd/UFJF.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Avaliação dos projetos em andamento apoiados pelo 1 edital FIOCRUZ ações emergenciais de enfrentamento à COVID nas favelas

    Avaliação dos projetos em andamento apoiados pelo 1 edital FIOCRUZ ações emergenciais de enfrentamento à COVID nas favelas

    Estudar os efeitos dos projetos, levando em conta:1 seu alcance direto e indireto (beneficiários das ações);2 tipo e abrangência de atores envolvidos nas ações;3 sinergia: efeito sobre a vida associativa local, redução do isolamento, etc;4 aprendizado sobre novas formas de incidir sobre dimensões afetas à saúde;5 tipo de relação, direta ou indireta, com as organizações de saúde.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Capacidades Governativas, Políticas Públicas e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro

    Capacidades Governativas, Políticas Públicas e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro

    O estado do Rio de Janeiro tem enfrentado nos últimos anos dificuldades significativas no plano econômico, fiscal e político. Segundo o estudo Sistema de Contas Regionais: Brasil 2021, do IBGE, publicado em 2023, o Rio de Janeiro perdeu participação no PIB Nacional entre 2002 e 2021, variando de 12,4 para 10,5 no período. A situação fiscal se agravou a partir do Governo Luiz Fernando Pezão (2015-2018), o que resultou em negociação emergencial com o governo federal e no Regime de Recuperação Fiscal. Na política, por sua vez, observou-se problemas de improbidade administrativa, o que terminaram estimulando mudanças no sistema partidário, e deram maior visibilidade ao difícil processo de renovação de lideranças. Estas três dimensões interferem nas capacidades governativas, na produção de políticas públicas e no desenvolvimento, com reflexos na vida da população fluminense. Elas estão imbricadas, e por isto devem ser estudadas em conjunto. Dando continuidade à pesquisa anterior, pretendemos prosseguir acompanhando o conflito federativo no âmbito do Supremo Tribunal Federal, envolvendo União, estados produtores e não produtores, tendo em vista a proposta de alteração da legislação que ampara a distribuição de compensações financeiras na exploração de petróleo e gás no Brasil. Mudança que, caso seja confirmada, irá trazer prejuízos ao desenvolvimento e social do estado do Rio de Janeiro. Nesta perspectiva, deve-se também investigar o grau de dependência do governo estadual, e municípios beneficiados, em relação as receitas oriundas dos royalties do petróleo. Sem esquecer, porém, de estudar como estes níveis governamentais estão aplicando tais recursos. Ainda no âmbito fiscal, é importante discutir as negociações no jogo federativo nacional envolvendo o governo do Rio de Janeiro e o governo federal, em particular a evolução das tratativas do Regime de Recuperação Fiscal. Dificilmente o estado conseguirá recuperar sua capacidade governativa sem resolver essa questão. Finalmente, mas não menos importante, cabe analisar no plano político as mudanças no sistema partidário estadual a partir do declínio do PMDB, e o processo de renovação de lideranças políticas.

    Coordenação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

     

  • Diagnóstico preliminar da atuação dos Centros de Inteligência dos Tribunais: foco nos Tribunais Regionais do Trabalho

    Diagnóstico preliminar da atuação dos Centros de Inteligência dos Tribunais: foco nos Tribunais Regionais do Trabalho

    Este projeto de pesquisa tem por objeto o estudo empírico da organização e funcionamento dos Centros de Inteligência dos Tribunais, criados por força da Resolução do CNJ 349/2020, que dispõe sobre a criação do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e a rede de Centros de Inteligência do Poder Judiciário. De modo a melhor realizar o seu propósito, o estudo se baseará em dois procedimentos empíricos complementares: o primeiro, volta-se para um levantamento preliminar e abrangente da implementação dos CIPJs, e pretende contemplar todos os tribunais dos diferentes ramos da justiça; o segundo, mais específico e aprofundado, volta-se para os CIPJs dos Tribunais Regionais do Trabalho.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Efeitos da imersão digital nas relações escolares: um estudo de caso com estudantes de Ensino Médio

    Efeitos da imersão digital nas relações escolares: um estudo de caso com estudantes de Ensino Médio

    Pesquisa realizada no ambito do grupo de trabalho criado a partir de Edital Faperj Escola, sob a coordenação do Professor Edgar Lyra (Departamento de Filosofia) e participação de professores de mais 2 departamentos da PUC-Rio (Educação e Ciência da Computação). O projeto vem sendo desenvolvido em uma escola estadual de ensino médio, que atende basicamente a jovens moradores da Rocinha.

    Participante: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Encarceramento em massa de mulheres negras: a prática extensionista na promoção do acesso à justiça

    Encarceramento em massa de mulheres negras: a prática extensionista na promoção do acesso à justiça

    Mulheres encarceradas, egressas e suas familiares compõem, majoritariamente, uma coletividade atravessada por múltiplas desigualdades - como as de raça, gênero e classe - e entendemos ser fundamental buscar compreender teoricamente as demandas desse grupo e as relações complexas que as causam para a construção de uma sociedade justa e solidária.O projeto parte do diagnóstico de que subsistem gargalos estruturais relacionados ao acesso à justiça por mulheres que têm ou tiveram suas vidas impactadas pelo sistema de justiça criminal. Nesse contexto, o desconhecimento sobre como funciona o sistema de justiça, ou mesmo o represamento de dúvidas sobre essa seara, tendem a gerar obstáculos ao acesso a direitos. Portanto, a proposta tem como objetivo produzir coletivamente conhecimento sobre como opera o sistema de justiça, considerando a centralidade das dimensões de gênero e raça e suas dinâmicas ante a privação de liberdade. Nesses termos, a proposta, a partir da educação jurídica popular, visa apoiar a transformação dessa realidade. A educação é uma ferramenta de relevância indiscutível para o enfrentamento às desigualdades, e é chave central do presente projeto.

    Coordenação: Everton Rangel Amorim

     

  • Escola e Bairro

    Escola e Bairro

    Ação conjunta com o Escritório Modelo de Arquitetura da PUC-Rio, visando ao desenvolvimento de projetos de intervenção urbana que tornem o bairro da Gávea mais amável às suas escolas públicas. Inicialmente, está sendo desenvolvido um projeto voltado para a reforma urbana das Praças Santos Dumont e Sibelius - os dois principais espaços públicos do bairro da Gávea.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

      

  • Federalismo, Relações Intergovernamentais e Desigualdades Regionais em Pesquisa Comparada

    Federalismo, Relações Intergovernamentais e Desigualdades Regionais em Pesquisa Comparada

    O projeto de pesquisa pretende investigar o federalismo brasileiro em perspectiva comparada, discutindo preferencialmente as diferenças e semelhanças entre os modelos federalistas praticados nos Estados Unidos, no Brasil e na Alemanha tomados no continuum competição-cooperação. Além disso, irá privilegiar a análise do federalismo brasileiro no ambiente político marcado pelos desdobramentos da Constituição de 1988, procurando particularmente observar a evolução do federalismo fiscal, os conflitos que marcam a relação entre a União e os estados-membros, e destes entre si, e a formação dos consórcios inter-municipais. O projeto de pesquisa pretende também discutir relação entre federalismo e desenvolvimento, entendendo este último como tradução de crescimento econômico em bem-estar social em todo território nacional. Nesse sentido, deseja estudar a questão das desigualdades sociais e econômicas entre as unidades subnacionais na federação brasileira, enfocando os mecanismos cooperativos utilizados pelo governo federal para enfrentar a questão das desigualdades regionais, as políticas públicas federais voltadas para uma melhor distribuição territorial das atividades econômicas e dos investimentos em ciência e tecnologia, e aquelas políticas direcionadas para erradicação da pobreza e da pobreza extrema no país.

    Coordernação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

     

  • Gávea Fraterna: Ações em Torno das Escolas Públicas da Gávea, seus estudantes, famílias e comunidades

    Gávea Fraterna: Ações em Torno das Escolas Públicas da Gávea, seus estudantes, famílias e comunidades

    Na configuração ecológica do bairro da Gávea, as unidades de ensino público atendem um público escolar quase inteiramente oriundos das favelas no entorno das áreas mais valorizadas, sendo assim a situação de distância social entre escola e alunos/famílias tende a ser desproporcionalmente maior que a distância propriamente física. Nesse cenário, torna-se especialmente importante pensarmos na educabilidade de uma perspectiva intersetorial, e na responsabilidade social de diferentes atores para além dos profissionais de educação e das famílias dos alunos. Essa primeira fase do projeto da qual trata o presente documento se pretende consolidar um diagnóstico e propor instrumentos a partir de um levantamento e tabulação de dados sobre o perfil dos estudantes, entrevistas e debates semiestruturados com os profissionais da escola sobre a percepção da rede sobre a educabilidade e a vulnerabilidade escolar e observação etnográfica dos fluxos e usos do território da Gávea. Fundamentalmente, buscamos aprofundar o diagnóstico a respeito dos efeitos dessa configuração ecológica específica sobre a educabilidade dos estudantes; e propor algumas tecnologias sociais voltadas para apoiar a escola no esforço de aproximação entre as escolas e seus alunos.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Gênero e sexualidade: sujeitos, afetos, interseccionalidade e existências

    Gênero e sexualidade: sujeitos, afetos, interseccionalidade e existências

    Sob este titulo, reunimos diversas análises sobre subjetividades, formas de existência, formações identitárias, afetos, emoções direitos humanos, desigualdade social, performance e manifestações artísticas, experiências religiosas, discursos feministas e LGBT, abandono social, formação de redes, materialidades, entre outras temáticas, em torno das temáticas de gênero e sexualidade, categorias sempre em interseção com outros marcadores sociais da diferença como raça, classe e geração, visando examinar como essas características sociais se constroem mutuamente e articulam na conformação de diferenças, posições de sujeito e desigualdade ou privilégio social. Antropologia da Saúde, do Estado, das Emoções, dos Modos de Regulamentação Social, Urbana e das Relações Étnico-raciais atravessam os campos de interlocução da nossa pesquisa.

    Participante: Everton Rangel Amorim

     

  • Governança e Políticas Públicas

    Governança e Políticas Públicas

    O projeto de pesquisa pretende refletir sobre as transformações recentes na administração pública brasileira e seus desdobramentos sobre as políticas socais, procurando entender o novo marco institucional vigente, tomando como referência o período posterior à promulgação da Constituição de 1988. Neste sentido, vai privilegiar a discussão sobre a trajetória da cidadania no Brasil, observando os avanços no texto constitucional, o desafio de implementar direitos sociais, o papel dos entes federados, e a questão do financiamento do Estado de Bem-estar Social no Brasil. Os aspectos federativos envolvidos na implantação de políticas públicas também serão discutidos, procurando salientar a especificidade do federalismo brasileiro, as relações intergovernamentais, a descentralização e a produção de políticas públicas. Serão abordadas as recentes mudanças na administração pública brasileira que impactaram as relações entre Estado, sociedade e mercado, discutindo suas principais limitações, especialmente a questão da participação social na gestão pública. E investigará também um módulo para tratar de aspectos metodológicos em políticas públicas, com destaque para experiências recentes sobre avaliação institucional e avaliação de impacto no campo das políticas públicas.

    Coordenação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

     

  • História nacional e crítica literária de esquerda no Brasil

    História nacional e crítica literária de esquerda no Brasil

    Este projeto toma a história nacional como um front de disputas políticas e um objeto da crítica cultural. Tem como inspiração a pesquisa de Stefan Collini, em The Nostalgic Imagination (2019), em que analisa os argumentos históricos presentes na crítica literária inglesa do século 20, sugerindo que o trabalho dos críticos refletia suas concepções acerca da mudança social, ou, em outras palavras, da própria trajetória nacional. Tomo, então, essas referências, em que se entrelaçam histórias de vida e história intelectual após a II Grande Guerra, para pensar como a esquerda brasileira de tradição marxista (a) reconstruiu intelectualmente a nossa formação social, (b) a que formas expressivas recorreu e (c) em que espaços institucionais ela pôde se abrigar. A pesquisa se voltará, em princípio, para a obra de Graciliano Ramos, Jorge Amado, Fernando Novais e Roberto Schwarz.

    Coordenação: Maria Alice Rezende de Carvalho

     

  • Humanismo em nove lições. Diálogos institucionais sobre democracia e justiça

    Humanismo em nove lições. Diálogos institucionais sobre democracia e justiça

    Curso de Extensão promovido, desde 2006, pelo CEDES - Centro de Estudos Direito e Sociedade em convênio, originalmente, com a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, e, a partir de 2011, com a ENM -Escola Nacional da Magistratura. O objetivo do curso é identificar as principais tendências do pensamento social contemporâneo concernentes ao mundo do Direito, matéria sobre a qual se debruçam, neste momento, juízes e desembargadores de todo o Brasil. As nove lições versam sobre os seguintes temas: (1) O welfare, sua crise e a afirmação do Terceiro Poder; (2) O modelo de Hércules: o juiz como engenheiro social; (3) Procedimentalismo e direito; (4) Autopoiesis e reflexividade do direito; (5) Pragmatismo jurídico; (6) O direito como política; (7) As matrizes da Constituição brasileira de 1988; (8) Judicialização, política e sociedade; (9) Revolução processual e democracia. O curso HUMANISMO EM NOVE LIÇÕES se encontra em sua oitava edição, tendo sido realizado em Manaus, Belém, Brasília e Florianópolis, além do Rio de Janeiro.

    Participante: Maria Alice Rezende de Carvalho

     

  • Humilhação e excesso. Caminhos de análise para uma antropologia da diferença e da desigualdade social em relação a raça, gênero e sexualidade

    Humilhação e excesso. Caminhos de análise para uma antropologia da diferença e da desigualdade social em relação a raça, gênero e sexualidade

    Este projeto objetiva o estudo de situações sociais em que a humilhação, enquanto conjunto de práticas de rebaixamento exercidas por agentes específicos contra sujeitos também específicos (Margalit 1998; Miller 1993; Nussbaun, 2006; Lindner 2001), atua como dispositivo que nos permite fazer leituras sobre desigualdade ? por vezes, extrema - de raça, gênero e sexualidade. Especificamente, o projeto se propõe discutir os modos como gênero, raça e sexualidade são feitos tanto por meio da prática da humilhação, como através das emoções suscitadas pelo ato de humilhar e sentir-se humilhado. Defende-se, assim, que a humilhação é uma categoria pertinente para a discussão sobre as relações de gênero/sexualidade e as relações raciais. Acreditando que existe um lugar social em que gênero, sexualidade e raça são construídos e reconhecidos a partir de atos vexatórios, essa se torna uma categoria útil para a análise dos marcadores sociais da diferença e da desigualdade. Assim, pretende-se explorar a humilhação como um caminho de interpretação das gramáticas do racismo, da homofobia, da transfobia, bem como das situações em que são ativadas e atualizadas as hierarquias de gênero. A noção de excesso, operacionalizada como aquilo que extrapola os limites do ordinário, auxilia a análise sobre a humilhação como prática de rebaixamento. Refiro-me a experiências em que a humilhação torna-se violência ou crueldade contra corpos que não se ajustam às normas hegemônicas de gênero e sexualidade, contra cores inferiorizadas na hierarquia racial ou contra sujeitos que no quesito gênero são igualmente inferiorizados. A pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade do PPGAS/MN, que co-coordeno desde 2013. Visa contribuir na formação de jovens mestrandos e doutorandos, que eu oriento ? especificamente sobre estupro, feminicídio, castigo racial, abandono social ?, e no desenvolvimento da minha própria pesquisa sobre ataque com ácido a mulheres por parte de seus (ex)pares.

    Coordenação: Everton Rangel Amorim

     

  • Ideias, Intelectuais e Teoria Política

    Ideias, Intelectuais e Teoria Política

    Investigar as contribuições teóricas da Ciência Política moderna e contemporânea, especialmente com relação aos temas da democracia, eleições, república e instituições políticas.

    Coordenação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

     

  • Jornadas de Teoria Social

    Jornadas de Teoria Social

    "Jornadas de Teoria Social" é uma atividade coordenada pelo CENTRAL - Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade e aberta à comunidade acadêmica e demais interessados. Seu principal objetivo é o de aproximar autores clássicos e contemporâneos da Teoria Social, apresentados por reconhecidos especialistas, a questões do nosso tempo.

    Coordenação: Maria Alice Rezende de Carvalho

      

  • Laboratório de Educação para a Cidadania na Fundação Darcy Vargas

    Laboratório de Educação para a Cidadania na Fundação Darcy Vargas

    Projeto de pesquisa e extensão voltado para a produção de dados e de atividades com o objetivo de contribuir para transformar a escola de Ensino Fundamental II e Médio da Fundação Darcy Vargas, e uma escola de referência em educação para a cidadania. O projeto conta com a parceria do Departamento de Educação da PUC-Rio.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

      

  • Laboratorio para el Estudio de la Ultraderecha (Ultra-Lab)

    Laboratorio para el Estudio de la Ultraderecha (Ultra-Lab)

    El Laboratorio para el Estudio de la Ultraderecha (Ultra-Lab) tiene como objetivo producir análisis académico sobre las características de la ultraderecha en América Latina. En base a la colaboración entre distintos investigadores radicados en Chile, estamos interesados en levantar evidencia empírica sobre la presencia de la ultraderecha en América Latina, establecer comparaciones con la ultraderecha en otras regiones del mundo y mantener un diálogo con académicos interesados en estas temáticas. Gran parte de nuestra motivación radica en la existencia de una gran cantidad de investigaciones que revela que la ultraderecha tiene un fuerte impacto sobre el régimen democrático y, por lo mismo, tenemos especial interés en generar información que esté disponible para un público más amplio.

    Participante: Talita São Thiago Tanscheit

     

  • LACT - Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica

    LACT - Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica

    O LACT tem como objetivos congregar pesquisadores e estudantes no debate e na reflexão a respeito de situações empíricas, idéias e autores, constituindo assim um ambiente de fomento e de exposição de pesquisas. A abordagem etnográfica da ciência e da técnica tem grande relevância para a proposta do laboratório. Destacam-se os seguintes tópicos: práticas científicas; processos técnicos; relações entre humanos e animais; análise de controvérsias; construção de corpos e intersubjetividade; relações entre naturezas e culturas.

    Coordenação: Felipe Süssekind Viveiros de Castro

     

  • Lideranças negras e/ou periféricas: ascensão social, ativismo e mercado criativo

    Lideranças negras e/ou periféricas: ascensão social, ativismo e mercado criativo

    Como não resumir à dor as narrativas sobre pessoas negras em diferentes lugares do mundo? Essa pergunta, derivada de desconfortos éticos e políticos em torno de estudos acadêmicos, produções culturais e práticas estatais e empresariais centradas na reprodução contínua e diferencial do racismo, pode ter ofuscado os discursos sobre as formas de agência e resistência negras. Não é à toa que Beatriz Nascimento no documentário Ori, de 1989, argumenta: "Quando eu cheguei na universidade, uma coisa que me chocava era o eterno estudo sobre o escravo, como se nós só tivéssemos existido dentro da nação como mão de obra escrava, como mão de obra para a fazenda e para a mineração”. Resultado dessa constatação, é a ideia de quilombo como um território de refúgio existencial, isto é, assim como diversos outros autores e ativistas, Beatriz buscou construir a subjetividade e as formas de vida de negros e negras também a partir de um ponto de vista positivo, centrado nas promessas de futuro, na prática política, na ancestralidade, etc. - o que não deve ser entendido como negação do racismo e seus efeitos subjetivos e estruturais, e sim como ampliação do espectro de observação e, por conseguinte, daquilo que é dizível sobre pessoas tão plurais. Em outras palavras, pode-se dizer que não só as vidas negras oscilam entre sujeição e resistência, agência e/ou fuga - conceitos que têm diferentes trajetórias e sentidos nas ciências sociais e humanas - (Díaz-Benítez; Rangel, 2022), como também importa, em termos políticos e epistemológicos, em que pólo do binário sujeição/agência recai a ênfase. Este projeto propõe a descrição e a análise do modo como essa oscilação é vivida, no âmbito cotidiano, por jovens negros que, num país onde 75,7 das mortes violentas são de pessoas negras (Atlas, 2020), podem estar experimentando em relação a suas famílias trajetórias de ascensão social, via educação e mercado de trabalho, uma vez que, nesse mesmo país, foram criadas na última década políticas de ação afirmativa que geraram impacto, ainda que desigual, em universidades e empresas. Qual o real efeito dessas políticas na vida cotidiana desses jovens e suas famílias? Foram essas políticas que lhes permitiram experimentar alguma ascensão e os distanciaram do que vem sendo descrito como "genocídio negro" e que afeta, principalmente, mas não exclusivamente, homens negros jovens que vivem em periferias e favelas? Em termos estatísticos, a ascensão é uma realidade? Quais são os cargos que esses jovens ocupam? Trainees, analistas, gerentes, lideranças ou diretores? Foram promovidos? Em que empresas? De qual porte? Uma vez contratados, quais narrativas sobre a população negra brasileira veiculam? Estão interessados no associativismo político em termos formais e informais, dentro e fora das companhias? Se tem mais recursos que os membros de suas famílias, como isso impacta a vivência em seus bairros de origem? Se ocupam cargos de liderança, quais profissionais contratam, quais políticas promovem? Como as suas trajetórias modulam a forma como pensam o racismo estrutural e os seus efeitos no âmbito público e privado? As perguntas anteriores possibilitam ainda que discursos públicos como "pretos no topo" ou "a favela venceu" sejam problematizados a partir da experiência concreta de jovens negros e/ou de periferias e favelas no mundo corporativo, sem que sejam desconsideradas as relações prévias entre movimentos sociais, políticas públicas e mercado que criaram as condições de possibilidade das experiências sob foco. Isso é importante porque, embora ambas as expressões sinalizem discursos políticos sobre ascensão social, é preciso entender não só se essa ascensão é um fato empiricamente comprovável e em que proporção, mas também quais contradições evoca, carrega e/ou promove.

    Coordenação: Everton Rangel Amorim

     

  • Narrativas Antropológicas

    Narrativas Antropológicas

    Narrativas Antropológicas: entre a ficção e a etnografia.

    Coordenação: Valter Sinder

     

  • Partidos Políticos de Derecha en América Latina

    Partidos Políticos de Derecha en América Latina

    La renovación y el resurgimiento programático de la derecha en América Latina es un fenómeno que ha recibido una creciente atención por parte de la Ciencia Política. Por un lado, candidaturas de derecha han ganado las elecciones presidenciales en lo que se ha denominado un ?giro a la derecha? en la región. Por otro lado, América Latina ha experimentado la fragmentación de la derecha en una derecha convencional (mainstream right) y una ultraderecha (far right), con la aparición de nuevos líderes hasta ahora inexistentes en la región, como los casos de Jair Bolsonaro en Brasil, José Antonio Kast en Chile y Guido Manini Ríos en Uruguay. El surgimiento de esta ultraderecha es una preocupación para los expertos, especialmente debido a sus conflictos con el componente liberal de la democracia. Al mismo tiempo, llama la atención la pérdida de énfasis del proyecto de modernización conservadora promovido en los años 80 y 90 y la defensa de valores conservadores basada en un modelo de familia tradicional y la imposición de penas severas contra el crimen y la delincuencia para garantizar la ley y el orden público. Sin embargo, las distinciones existentes entre estas dos plataformas ideológicas y programáticas no están suficientemente y adecuadamente analizadas teórica y / o empíricamente en la región. Con un marco de análisis de la política comparada y en base a los estudios existentes sobre la derecha a nivel global, el objetivo de este proyecto de investigación es estudiar las plataformas ideológicas y programáticas de los partidos políticos de derecha latinoamericanos en una perspectiva comparada. Tiene un papel destacado la literatura sobre la fragmentación de la derecha en Europa y en qué medida las transformaciones en los partidos y sistemas de partidos de este continente dialogan con la realidad de América Latina. Al realizar este análisis, esta investigación espera contribuir a la elaboración de un marco analítico y una tipología para la clasificación de las derechas que tome en cuenta la posición política de estos partidos en tres categorías señaladas como candentes en el ámbito político y electoral en la región: economía de mercado; conservadurismo moral; ley y orden público. Esta investigación tiene un enfoque cualitativo y adoptará principalmente dos estrategias empíricas para analizar la oferta programática de los partidos de derecha: análisis documental y realización de entrevistas. Desde una perspectiva comparada que seleccionó los casos de Brasil, Chile y Uruguay, la principal hipótesis que intentaremos corroborar es que la renovación y el resurgimiento programático de la derecha está asociado a un cambio en sus programas y discursos de la dimensión socioeconómica a la dimensión sociocultural. En este sentido, la irrupción de la ultraderecha estaría relacionada con la adopción de posiciones políticas radicales y autoritarias que ya no estaban presentes en el sistema político y de partidos. Este estudio es innovador por tres razones: llena una brecha de investigación al proponer un análisis de la derecha en América Latina desde una perspectiva comparada; investiga la oferta programática de la derecha a través de una metodología cualitativa en un contexto donde la tendencia se ha centrado en métodos cuantitativos, creando categorías suficientemente teorizadas y empíricamente adecuadas que también puedan adaptarse a otros contextos latinoamericanos; examina no solo la irrupción de la ultraderecha sino también los cambios en la derecha convencional y cómo estas dos derechas interactúan entre sí. Si es posible afirmar la existencia de estas dos familias de derecha actualmente en la región, sus convergencias y divergencias todavía necesitan ser identificadas y analizadas. Sus impactos son, sin dudas, fundamentales en las democracias latinoamericanas.

    Coordenação: Talita São Thiago Tanscheit

     

  • Pensamento Social Brasileiro

    Pensamento Social Brasileiro

    Mapeando os paradigmas e os paradoxos do Pensamento Sócio Cultural Brasileiro. Leituras, análises e interpretações.

    Coordenação: Valter Sinder

  • Permanência e Evasão no Ensino Médio

    Permanência e Evasão no Ensino Médio

    Pesquisa realizada a partir de parceria com a UNIRIO, e sob encomenda do INEP. Seu objetivo principal é a realização de um diagnóstico sobre a permanência, abandono e evasão no Ensino Médio. Para tanto, será realizada uma pesquisa em escala nacional com estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das redes estaduais, estudantes da EJA, e não cursantes que evadiram da escola.

    Participante: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

  • Plurality of Discourses: intercultural and interdisciplinary communication in postmodernism and postcolonialism: Latin American and the diversity of discourses

    Plurality of Discourses: intercultural and interdisciplinary communication in postmodernism and postcolonialism: Latin American and the diversity of discourses

    Plurality of Discourses: intercultural and interdisciplinary communication in postmodernism and postcolonialism: Latin American and the diversity of discourses, sediado no Ibero Amerikanisch Forschungsseminar da Universidade de Leipzig - Coordenado por Alfonso de Toro.

    Coordenação: Valter Sinder

     

  • Política e Sociedade Digital: percepções sobre público e privado entre ativistas de coletivos

    Política e Sociedade Digital: percepções sobre público e privado entre ativistas de coletivos

    O objeto desse projeto de pesquisa são percepções de ativistas de coletivos sobre a relação entre público e privado no seu engajamento político. O objetivo principal é investigar o impacto do uso de novas tecnologias digitais de comunicação na criação de agendas e repertórios de mobilização política desses atores. A amostra está organizada em um conjunto de 100 coletivos atuantes no Brasil, divididos em cinco áreas de atuação, que foram exploradas em pesquisa anterior: afirmação identitária, artes, educação parental, saúde e ecologia. Serão analisados os usos de websites e redes sociais, além da realização de 10 grupos focais e 100 entrevistas aprofundadas voltadas para a compreensão da forma como a biografia e experiência subjetiva dos atores repercute em seus engajamentos políticos. A hipótese principal que conduz a pesquisa é que os canais digitais de comunicação, em particular as redes sociais, estruturam a formação de um espaço público digital, que, por sua vez, atualiza debates conceituais importantes da sociologia em torno da relação entre público e privado. Se a ideia moderna de espaço público implica na distinção com o universo privado, sua compreensão contemporânea parece indicar para uma fusão entre ambos, especialmente se for levado em consideração as novas formas de ativismo político que se desenvolvem fora dos espaços convencionais da representação. No Brasil, o debate sobre a relação entre público e privado possui tradições canônicas na sociologia política e no pensamento social que demarcam as condições específicas para esse atual realinhamento de conceitos outrora formulados como antípodas. O fato de preservar o critério de área de atuação na definição da amostra permitirá explorar em novas direções os dados colhidos na pesquisa anterior, que apontam para uma atualização de aspectos centrais da cultura política brasileira nesse universo através da distinção entre militância e ativismo político.

    Coordenação: Fernando Cardoso Lima Neto

     

  • Política, Economia e Desenvolvimento

    Política, Economia e Desenvolvimento

    O debate sobre o desenvolvimento tem vida longa e peso decisivo na conformação do processo de modernização brasileiro. Boa parte do debate e da produção intelectual no século passado estava voltada para o entendimento das condições de modernização do país. Nesta perspectiva ganhou destaque interpretações com raízes na economia política, notadamente aquelas que procuravam enxergar o processo histórico como fortemente vinculado ao desenvolvimento econômico. Ao longo do tempo, no mundo e no Brasil, a ideia de desenvolvimento como crescimento econômico foi sendo questionada. Novas interpretações desenvolvimentistas questionaram o caráter economicista empregado de forma recorrente na sociedade industrial, que consagrava o aumento da renda per capita como indicador principal para mensuração do desenvolvimento. A partir desta nova perspectiva, o conceito de desenvolvimento foi se modificando, aparecendo como tradução de crescimento econômico em bem-estar social, dando origem ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desenvolvido no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Mais recentemente, o desenvolvimento também foi visto como um meio para ampliação das capacidades de realizações das pessoas, no enfoque adotado por Amartya Sem. Ou ainda, diante das preocupações em torno da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ganha corpo o conceito de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a evolução do conceito de desenvolvimento no Brasil, tema recorrente no pensamento social e que sempre envolveu expressivas disputas na cena política nacional. Nesse sentido, pretende discutir o desenvolvimento brasileiro a partir das contribuições de Celso Furtado e da perspectiva federativa (projeto nacional, federalismo fiscal, desigualdades regionais e descentralização). Adicionalmente, irá pesquisar os contornos da economia política brasileira, no período de 1995 a 2018, nos governos do PSDB, PT e PMDB.

    Coordenação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

     

  • Programa Rio + Diverso

    Programa Rio + Diverso

    Convênio com Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para o desenvolvimento e oferta de curso para servidores municipais voltado para sensibilização em face do racismo, intolerância religiosa, homofobia e machismo.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

      

  • Quando o estuprador está dentro de casa: dinâmicas afetivas e econômicas entrelaçadas à violência sexual contra mulheres e crianças

    Quando o estuprador está dentro de casa: dinâmicas afetivas e econômicas entrelaçadas à violência sexual contra mulheres e crianças

    Este projeto procura compreender as dinâmicas da intimidade em casas onde estupros contra mulheres e/ou crianças aconteceram e/ou homens condenados por crimes sexuais foram recebidos após deixarem as prisões. O fato de 75,9% das ocorrências de violência sexual registradas pelas polícias brasileiras entre 2017 e 2018 terem sido cometidas por conhecidos das vítimas (Fórum Brasileiro de Segurança Púbilca, 2019) reforça a importância do foco nas famílias e no espaço doméstico. Busca-se descrever a vida das famílias afetadas pela violência sexual observando a complexidade e as ambivalências das relações, dos sentimentos e das justificativas morais que fundamentam afirmações como: ?ele estuprou o filho?, ?ele não é somente um estuprador?, ?foi injustiçado?, ?destruiu a vida de todo mundo?. O projeto foca nas relações entre a moralidade da vida, que diz sobre os vínculos entre pessoas, e a materialidade da vida, que envolve a necessidade do sustento em famílias que na sua grande maioria têm poucos recursos e para as quais a condenação de pais, maridos, tios e avôs é também uma tragédia econômica. Pergunta-se como o crime sexual se inscreve na subjetividade e na intimidade das relações entre próximos, bem como quais são as formas individuais e coletivas de se virar para fazer dinheiro e organizar despesas quando sobre o condenado e os seus próximos recai, além da experiência prisional, o peso do estigma e da suspeição. Assim, espera-se observar os efeitos do encarceramento sobretudo de homens negros e pobres de um ângulo pouco estudado: como mulheres pobres e negras, majoritariamente, gerem não somente a violência sexual em suas casas, mas também a possibilidade de retorno de homens condenados por crimes sexuais aos lares onde estupros aconteceram? Este projeto visa suprir a enorme lacuna de estudos científicos sobre o tema em questão, bem como subsidiar a elaboração, aplicação e avaliação de políticas públicas orientadas à mitigação do sofrimento dessas famílias. Trata-se, nesse sentido, de um estudo de cunho etnográfico orientado ao diálogo com ciências aplicadas, como o direito, a saúde pública e a assistência social.

    Coordenação: Everton Rangel Amorim

     

  • RASTRO - Rede de estudos socioambientais e antropologia visual

    RASTRO - Rede de estudos socioambientais e antropologia visual

    A Rede de Estudos Socioambientais e Antropologia Visual é um grupo de pesquisa e extensão ligado ao Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. As áreas de interesse no campo da antropologia ambiental incluem coletivos tradicionais urbanos, ecologia contracolonial e coexistência multiespécie, assim como processos de extinção e regeneração ecológica (restauração, refaunação e reflorestamento). No âmbito da antropologia visual, o grupo articula à pesquisa e processos de escrita etnográfica à prática imagética (fotográfica) e à reflexão teórica e metodológica sobre a integração entre texto e imagem. O grupo é interdisciplinar e conta com pesquisadores da antropologia e de áreas afins, incluindo doutores e alunos de pós-graduação e de graduação.

    Coordenação: Felipe Süssekind Viveiros de Castro

     

  • UNIR - Centro de Pesquisa e Articulação de Conhecimento PUC-Rocinha

    UNIR - Centro de Pesquisa e Articulação de Conhecimento PUC-Rocinha

    Criação de um lugar institucional novo, com potencial para produzir pesquisas e conhecimento com e sobre a Rocinha. Pretende articular comunidade científica da PUC-Rio e organizações lideranças da Rocinha, integrado ao Laboratório de Humanidades Digitais. Prevê o desenvolvimento de plataforma georreferenciada de dados sobre a Rocinha: bases já existentes em órgãos públicos, em sistemas de dados administrativos e por meio de pesquisas no campo.

    Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos

     

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