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Projetos de Pesquisa

Estudos que discutem relações entre a antropologia e literatura podem ser encontrados praticamente desde o surgimento das ciências sociais. Nas últimas décadas, temos a oportunidade de encontrar na base mesmo desses estudos, um questionamento que abala as fronteiras que supunha-se separar as formas narrativas características dos trabalhos antropológicos, de uma narrativa propriamente literária. Esse projeto pretende aprofundar as discussões sob antropologia e literatura a partir de reflexões sobre o ensaio enquanto gênero, objetivando uma discussão que possibilite identificar a especificidade da chamada produção ensaística brasileira.

Coordernação: Valter Sinder

Integrantes: Aluysio Augusto de Athayde Neno (FGV); Ana Paula Moritz (Mestranda); Gabriel Calil Maia Tardelli (Mestrando); Jonas Soares Lana (Pós-Doutorando/PUC-Rio); Kauã de Vasconcelos Favilla da Silva (Graduando); Maria Cândida Vargas Frederico (Doutoranda); Rafael Barreto Pinto (Egresso-Mestrado).

Financiamento: CAPES (Bolsa PROSUP); CAPES (Bolsa PNPD); CNPq (PIBIC). 

Coordenado pelo Professor Marcelo Burgos, no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Escola, Sociedade e Democracia, trata do processo de implementação da BNCC pelas redes estaduais e municipais de educação. De modo mais específico, estuda como se deu o processo de organização e definição dos novos currículos alinhados à Base; e como está se dando a implementação desse currículo, por meio da formação de professores e profissionais das redes; novos materiais didáticos, avaliações externas e gestão escolar. Projeto de pesquisa realizado por encomenda do MEC, sob o convênio entre o PPGCIS/PUC-RIO e CAEd/UFJF.

Desde 2010 o projeto tem por objetivo a análise conceitual das principais categorias para o entendimento da lógica dos movimentos sociais contemporâneos para que sejam analisados movimentos específicos. Conta com a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e suas atividades são realizadas ainda no GEDRED – Grupo de Estudos Direitos, Reconhecimento e Desigualdade.

Coordernação: Angela Maria de Randolpho Paiva

Integrantes: Brena Costa de Almeida (Doutoranda); Joana Ferreira Braga Willemsens (Graduanda); Taísa de Oliveira Amendola Sanches (Doutoranda)

Financiamento: CAPES (Bolsa PROSUP).

Os professores Ana Paula Carvalho e Marcelo Burgos, do Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o Professor Edgar Lyra (Departamento de Filosofia), vem desenvolvendo um projeto de pesquisa e extensão em uma escola de ensino médio (CIEP Ayrton Senna) sobre a cultura digital dos estudantes. Seu objetivo é compreender como a metamorfose digital que estamos vivendo afeta o comportamento dos estudantes, em especial na relação de ensino e aprendizagem. Por isso, também se espera que esse projeto terá repercussões importantes para a licenciatura da PUC como um todo. Esse projeto de pesquisa, é parte de um projeto mais amplo, envolvendo o desenvolvimento da implantação de um núcleo de reflexão sobre cultura digital na escola. Também fazem parte dele, professores do Departamento de Educação, Informática e Neurociências.

 

Pesquisa sobre a efetividade democrática de instituições participativas no Brasil. A pesquisa tem por objetivo analisar a forma como ouvidorias públicas federais e conselhos gestores de política procuram efetivar princípios de participação no seio do Estado brasileiro.

Coordernação: Fernando Cardoso Lima Neto

Integrantes: Paulo Renato Flores Durán (CIS/PUC-Rio).

Financiamento: Bolsa de produtividade PUC-Rio; CAPES (Bolsa PROSUP).

A indústria do petróleo tem impactos econômicos no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa analisa o conflito envolvendo a União e os estados no Congresso Nacional e no STF, diante da mudança na legislação que ampara a distribuição de compensações financeiras na exploração de petróleo e gás no Brasil.

Coordernação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Integrantes: Renitta de Souza (Graduanda).

Financiamento: CNPq (PIBIC).

Acompanhar o debate acadêmico nacional e internacional sobre governança e políticas públicas, enfocando a formação da agenda, elaboração, implementação e avaliação de ações governamentais. No Brasil, analisa as políticas sociais, sob a responsabilidade dos três níveis de federativos, voltadas para o combate à pobreza, redução das desigualdades regionais e de renda no mercado de trabalho, avanço da educação básica e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Coordenação:  Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Integrantes: Jhonas Max Guimarães Dias (doutorando); Lucas Nasra Chaves Araujo (doutorando); Carlos Eduardo de Lima Araújo (mestrando); Ana Luísa Vieira Azevedo.

Investigar o federalismo brasileiro em perspectiva histórica e comparada, discutindo preferencialmente as diferenças e semelhanças entre as trajetórias dos modelos federalistas praticados nos Estados Unidos, no Brasil e na Alemanha, tomados no continuum competição-cooperação. Além disso, tem como objetivo pesquisar a evolução das desigualdades regionais no Brasil a partir da Constituição de 1988, no contexto da redemocratização do país e início de um novo ciclo nas relações intergovernamentais.

Coordernação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Integrantes: Jhonas Max Guimarães Dias (doutorando); Lucas Nasra Chaves Araujo (doutorando).

Balanço da produção nacional e internacional recente sobre cidades entre 1870-2010, quando se desenvolve e entra em declínio a cidade industrial de massa. Trata-se de uma revisão da teoria sociológica a partir de suas distintas abordagens do tema urbano.

Coordernação: Maria Alice Rezende de Carvalho

Integrantes: Caíque Cunha Bellato (Mestrando); Pedro Henrique Campello Torres (Doutorando); Vitoria dos Santos Sperotto (Graduanda).

Analisar as contribuições teóricas e metodológicas da Ciência Política moderna e contemporânea, especialmente com relação aos seguintes temas: democracia, República, organização do Estado, federalismo, desigualdades regionais e sociais, partidos políticos e eleições, participação social e análise de conjuntura.

Coordenação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Integrantes: Alessandra Monteiro de Castro (doutoranda); Felipe Barbosa Pereira (doutorando); Gabriel Silva Rezende (doutorando);

Pesquisa sobre o grupo de intelectuais que se organizou em torno da Revista PRESENÇA (1983-1992), destacando os contextos urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro, suas respectivas instituições culturais e acadêmicas, bem como as configurações assumidas pela cultura de esquerda em ambas as cidades.

Coordernação: Maria Alice Rezende de Carvalho

Integrantes: Caíque Cunha Bellato (Doutorando).

O projeto em como objetivo produzir uma reflexão ampla sobre a integração entre questões ecológicas e sociais, promover o debate interdisciplinar e contribuir para o debate público a respeito da temática socioambiental. Ao contrário de outras correntes das ciências sociais, as abordagens propostas partem do pressuposto de que não apenas seres humanos, mas também animais, plantas, máquinas, arquiteturas, roupas, textos – todos esses elementos heterogêneos contribuem para o ordenamento do social. Os temas de pesquisa abarcados pelo laboratório incluem interações multiespécies, comunidades híbridas, cosmologias indígenas, conflitos sociais e racismo ambiental, crise ecológica, conservação da biodiversidade e populações tradicionais.O projeto tem ênfase multidisciplinar e está articulado com áreas de pesquisa como história ambiental, ecologia, direito ambiental e filosofia, entre outras.

O objetivo desse projeto é analisar as etnografias de Alba Zaluar A máquina e a revolta de Alba Zaluar (Zaluar, 1985) e Vozes do meio-fio, de Helio R. Silva e Claudia Milito (Silva e Milito, 1995), para observar como que estes dois modelos interpretativos da violência do Rio de Janeiro configuraram-se como elaborações do social e também como tratamentos distintos do “fazer etnográfico”. Ou seja, almeja-se problematizar tanto as práticas que estruturaram o lugar da prática etnográfica bem como as específicas estratégias narrativas que estes se utilizam para construírem suas monografias, produzindo, assim, específicas representações da violência.

Coordernação: Valter Sinder

Integrantes: Ana Paula Moritz (Mestranda); Jonas Soares Lana (Pós-Doutorando/PUC-Rio); Maria Cândida Vargas Frederico (Doutoranda); Rafael Barreto Pinto (Egresso-Mestrado).

Financiamento: CAPES (Bolsa PNPD).

Pesquisa sobre a circulação de intelectuais ibero-americanos no continente, bem como sobre os modos de estruturação do campo intelectual em algumas de suas principais cidades.

Coordernação: Maria Alice Rezende de Carvalho

Integrantes: Anônimo

No contexto da implantação do Centro de Pesquisas e Articulação de conhecimentos PUC-Rocinha, e com apoio da FAPERJ, o Professor Marcelo Burgos vem coordenando algumas frentes de pesquisa com vistas ao fortalecimento da capacidade dos diferentes tipos de usuários terem acesso a dados ora existentes sobre a Rocinha. Para tanto, uma das principais ações do UNIR é o desenvolvimento de uma plataforma georreferenciada de dados sobre a Rocinha, que conta com a co-coordenação dos Professores Luísa Lobato (IRI) e Rafael Nunes (Geografia). Uma outra ação diz respeito ao estudo de iniciativas voltadas para ampliação do acesso dos moradores da Rocinha a oportunidades envolvendo inovação e tecnologia social, empreendedorismo, e diferentes formas de valorização da memória e do território enquanto capital simbólico. Essa segunda ação também conta com a co-coordenação das Professoras Tatiana Terry (Arquitetura) e Gisele Birman Tornieto (Decanato CTC), e colaboração de professores de 10 Departamentos da PUC-Rio.

Apesar de mecanismos de promoção de mobilidade social, principalmente via ampliação do consumo popular, ainda são inúmeras as barreiras sociais para a integração da favela na cidade formal. Os moradores daqueles territórios ainda estão distantes da conquista dos direitos sociais, para que se concretize o direito à cidade (Lefebvre). Muito ao contrário, ainda são os principais alvos da persistente segregação e criminalização de suas vidas. Esta pesquisa está na intersecção entre a sociologia urbana, a sociologia da pobreza, a sociologia da mobilidade social; além de dialogar com algumas etnografias exemplares sobre os territórios estigmatizados (Feltran; Zaluar; Leite; Telles, etc.).

Integrantes: Ana Beatriz Veiga P. de Mesquita (Graduando); Paula Sternick (Graduação)

Financiamento: CNPq (PIBIC)

Pesquisar as contribuições do pensamento social brasileiro sobre o processo de modernização do país nos séculos XX e XXI, com raízes na economia política, notadamente aquelas que procuram investigar o desenvolvimento inclusivo e sustentável, marcado por uma combinação de crescimento econômico, redução da pobreza e desigualdade social, avanço do sistema de proteção social e preservação do meio ambiente.

Coordernação: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Integrantes: Felipe Barbosa Pereira (doutorando); Renitta de Souza (Graduanda).

Projeto interdisciplinar vinculado ao Projeto de Pesquisa e extensão em aplicação da teoria da quádrupla hélice da inovação, para o desenvolvimento institucional do IEEA. Tem como o objetivo o desenvolvimento de metodologias de planejamento, contratação e execução de projetos de infraestrutura, com a transferência de tecnologia de Building Information Modeling (BIM), bem como aferição do impacto social e ambiental dos investimentos em engenharia e arquitetura do Estado do Rio de Janeiro. O Grupo de Trabalho de Ciências Sociais avalia dinâmicas socioambientais na região do vale da Gávea, tomando essa região como estudo de caso para aferir o impacto social e ambiental de investimentos em engenharia e arquitetura no Rio de Janeiro.

Este projeto tem por objeto formas relativamente recentes de mobilização política que apareceram na sociedade civil no Brasil, em particular aquelas denominadas de coletivos e sediadas na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo geral é analisar a maneira como fenômenos recentes da política acabam por afetar a compreensão teórica sobre democracia. O protagonismo cada vez maior de um ativismo político exercido fora das arenas convencionais da política impõe a revisão crítica de fundamentos da teoria política moderna, como os conceitos de representação e participação.

Coordernação: Fernando Cardoso Lima Neto

Integrantes: Marina Hadad Tóvolli (doutorado); Alinne Ferreira da Silva (mestrado); Julia Thurler Borges (graduação); Mariana Oliveira das Chagas (graduação)

Financiamento: PUC-Rio Scholarship; CAPES (PROSUP Grant)

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