Na configuração ecológica do bairro da Gávea, as unidades de ensino público atendem um público escolar quase inteiramente oriundos das favelas no entorno das áreas mais valorizadas, sendo assim a situação de distância social entre escola e alunos/famílias tende a ser desproporcionalmente maior que a distância propriamente física. Nesse cenário, torna-se especialmente importante pensarmos na educabilidade de uma perspectiva intersetorial, e na responsabilidade social de diferentes atores para além dos profissionais de educação e das famílias dos alunos. Essa primeira fase do projeto da qual trata o presente documento se pretende consolidar um diagnóstico e propor instrumentos a partir de um levantamento e tabulação de dados sobre o perfil dos estudantes, entrevistas e debates semiestruturados com os profissionais da escola sobre a percepção da rede sobre a educabilidade e a vulnerabilidade escolar e observação etnográfica dos fluxos e usos do território da Gávea. Fundamentalmente, buscamos aprofundar o diagnóstico a respeito dos efeitos dessa configuração ecológica específica sobre a educabilidade dos estudantes; e propor algumas tecnologias sociais voltadas para apoiar a escola no esforço de aproximação entre as escolas e seus alunos.
Coordenação: Marcelo Tadeu Baumann Burgos