ptenes
icon facebook   icon facebook   icon facebook   icon facebook

Atividades de Extensão

O Departamento de Ciências Sociais oferece como disciplinas obrigatórias de extensão, quatro das disciplinas metodológicas que fazem parte da grade tanto do Bacharelado quanto da Licenciatura, a saber:  “Ofício do Cientista Social e sua relação com a sociedade”, “Pesquisa Quantitativa e seus usos pela sociedade” e “Pesquisa Qualitativa e seus usos pela sociedade” (todas de 3 créditos, totalizando 135 horas); além de “Etnografia e trabalho de campo” (com 2 de seus 4 créditos dedicados à extensão). 

O Departamento de Ciências Sociais oferece como disciplinas obrigatórias de extensão, quatro das disciplinas metodológicas que fazem parte da grade tanto do Bacharelado quanto da Licenciatura, a saber:  “Ofício do Cientista Social e sua relação com a sociedade”, “Pesquisa Quantitativa e seus usos pela sociedade” e “Pesquisa Qualitativa e seus usos pela sociedade” (todas de 3 créditos, totalizando 135 horas); além de “Etnografia e trabalho de campo” (com 2 de seus 4 créditos dedicados à extensão). 

O Departamento também realiza diversas atividades de extensão, associadas ao ensino e à pesquisa. A lista abaixo contempla as principais delas:

Governança e Políticas Públicas: Encontros entre Acadêmicos e Gestores Públicos

Coordenada pelo prof. Ricardo Ismael, no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD). O projeto tem como objetivo promover a interação entre o mundo acadêmico (docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e egressos) e os gestores públicos estaduais e municipais, numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista o debate sobre o aperfeiçoamento da governança e produção de políticas públicas. Para isso realiza eventos abertos à comunidade universitária, instituições governamentais e sociedade em geral, que são gravados e disponibilizados nas plataformas digitais do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, e que geram publicações variadas.

Grupo de Acompanhamento do Edital Favelas e enfrentamento à Covid e em defesa da Saúde Pública

O Departamento de Ciências Sociais participa do grupo de acompanhamento do Edital executado pela FIOCRUZ, desde 2021, com o objetivo de financiar projetos realizados por organizações de favelas de todo o Estado do Rio de Janeiro, e de enfrentamento da covid e dos efeitos da pandemia. Além da PUC-Rio, representada por sua Reitoria, e pelo Professor Marcelo Burgos, também participam desse grupo de trabalho pesquisadores da UFRJ, UERJ e da própria FIOCRUZ. A partir dessa experiência, que alcançou em sua edição inicial 54 favelas, e deve acompanhar mais 40 nos próximos meses, esse Grupo de Trabalho está contribuindo com o Ministério da Saúde para desenhar uma política nacional voltada para a participação das organizações de favelas e periferias nas redes de apoio à saúde pública, em sentido amplo, desde a segurança alimentar até a saúde mental e o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens.

Juventude e Cidadania

O projeto Juventude e Cidadania foi iniciado em 2020, mas foi profundamente afetado pela pandemia. Dentre as várias atividades acadêmicas do projeto, que tem apoio da FAPERJ (APQ1), e contempla alunos de iniciação científica e doutorandos, está inserida importante pesquisa de campo qualitativa com a realização de grupos focais. Nesses encontros, são discutidos os eixos centrais do projeto, quais sejam: a) questões ligadas aos problemas da fruição de cidadania no Rio de Janeiro; b) a questão da participação dos jovens do 2º do Ensino Médio; c) dilemas de ser jovem no Rio de Janeiro e num país com profundas desigualdades persistentes. Com a realização desses grupos focais, os jovens estabelecem discussões muito pertinentes sobre os temas propostos. Além do mais, os achados da pesquisa terão um outro momento de extensão, quando serão levados aos colégios visitados novamente (assim que tiverem tabulados e analisados) para discussões ampliadas com alunos de todo ensino médio.

Núcleo de Reflexão sobre Cultura Digital no CIEP Ayrton Senna

Está sendo desenvolvido desde 2022, em parceria com o Departamento de Filosofia e outros três Departamentos da PUC (Informática, Neurociências e Psicologia). Pelo Departamento de Ciências Sociais, conta com a participação da Professora Ana Paula Carvalho e do Professor Marcelo Burgos. O projeto pretende compreender como a metamorfose digital que estamos vivendo afeta o comportamento dos estudantes, em especial na relação de ensino e aprendizagem. Seus resultados serão intensamente discutidos com estudantes e professores. E também se espera que tenha repercussões importantes para a licenciatura da PUC como um todo

Pesquisa sobre a Dinâmica Urbana da Vila Parque da Cidade

Desenvolvido pelo Laboratório Dédalo a partir de encomenda do Instituto Francisco, o projeto está ancorado em uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada sob a coordenação do Professor Antonio Alkmim e do Pesquisador Gabriel Banaggia, sobre a relação dos moradores da Vila Parque da Cidade com o bairro da Gávea. Entre outros dados e informações relevantes, o Laboratório Dédalo desenvolveu um Indicador de Bairro Fraterno, que tem vocação para servir de parâmetro para nortear políticas públicas e ações sociais. 

Programa Rio + Diverso

Atividade desenvolvida a partir de encomenda e convênio com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal da Mulher. O Programa foi iniciado em 2022 e tem como objetivo oferecer, até 2024 para os cerca de 80 mil servidores municipais do Rio de Janeiro, uma formação de 20 horas, voltada para a valorização de uma cultura profissional antirracista, anti-homofóbica e anti-machista, e contrária à intolerância religiosa. Sob a Coordenação Geral do Professor Marcelo Burgos, e dos pesquisadores Gabriel Banaggia e Luanne Bento dos Santos, o Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio é responsável por desenvolver o material do curso, e organizar a sua realização, tanto por meio de encontros presenciais quanto por plataforma EAD. Para isso, diversos setores da PUC da PUC foram mobilizados, como Comunicação, Educação, Informática e CCEAD. Participa, do projeto diversos professores, estudantes de graduação e de pós-graduação das Ciências Sociais e de outros Departamentos da PUC. 

Projeto Infracidades - TECGRAF-PUC-Rio

O Grupo de Trabalho de Ciências Sociais do projeto Infracidades trabalha com pesquisa e extensão, conciliando a produção acadêmica ao desenvolvimento de projetos colaborativos com comunidades e grupos sociais localizados no vale da Gávea.

Projeto UNIR – Centro de Pesquisas e Articulação de Conhecimentos PUC –Rocinha

Projeto interdepartamental, e em articulação com diversas organizações da Rocinha. A partir do Edital Faperj Rocinha, conta com a participação de 12 Departamentos da PUC-Rio (Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Educação, Engenharia, Filosofia, Geografia, Letras, Relações Internacionais e Serviço Social). O Unir é coordenado pelo Professor Marcelo Burgos (C.Sociais), Luisa Lobato (IRI), Tatiana Terry (Arquitetura) e Gisele Tornieto (Decanato CTC). Atualmente, está desenvolvendo uma plataforma georreferenciada de dados sobre a Rocinha, bem como pesquisas sobre diferentes aspectos da vida da favela. Sua proposta é eminentemente extensionista, na medida em que tem a vocação de promover uma densa interação com moradores e organizações das favelas, bem como agências públicas e privadas que prestam serviços e/ou atuam na Rocinha.

QUARTASASCINCO: diálogos sobre cidades.

Coordenação da prof. Maria Alice Rezende de Carvalho, no âmbito do CENTRAL – Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade. Projeto cultural e pedagógico que visa à divulgação de pesquisas e à integração de pesquisadores voltados ao tema da cidade em suas variadas dimensões. Busca o diálogo interdisciplinar e pretende ser um dos pontos da rede de atores e instituições dedicados a produzir conhecimento e a intervir no ambiente urbano. Promove debates abertos à comunidade universitária e ao público externo.

Santa Marta without borders/Santa Marta sem Fronteiras

Realização sob a coordenação de Maria Sarah da Silva Telles/PUC-Rio e de Itamar Silva (Grupo Eco favela Santa Marta) e de parceiros internacionais, sob a oordenação de Sue Brownill (OBU) e de Christina Horvath (UBAH), um workshop na favela Santa Marta, entre os dias 1 e 5 de agosto de 2018, cujo tema foi a co- criação entre pesquisadores, moradores, artistas locais, artistas convidados de outras favelas e estudantes. O resultado do evento está registrado em filme, fotos e registro escrito, na internet, com a criação de três grafites sobre a favela; a realização de um mapa da circulação dos moradores entre a favela e o asfalto; a realização de um campeonato cujos uniformes e troféus foram fornecidos pela universidade de Oxford Brookes. Participaram 23 pesquisadores estrangeiros, cerca de 20 moradores da favela, além da professora e 10 discentes do PPGCIS e 15 da graduação do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Mapa Muro Mina na favela Santa Marta: atividade de extensão na última etapa do projeto Co-Creation: The cohesive city - addressing stigmatisation in disadvantaged urban neighbourhoods, resultado da colaboração entre os Departamentos de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, ambos da PUC-Rio, o Grupo Eco/favela Santa Marta e o LABIT, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

 

 

Logo PUC-Rio

 

Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Celular/WhatsApp: (21) 99386-0795

BT MENSAGEM

 

CONTATO - GRADUAÇÃO

  Refresh Captcha  
 
Graduação
Tel: (55 21) 3736-1555 / 3736-1556
gradcis@puc-rio.br

BT MENSAGEM
 

CONTATO - PÓS-GRADUAÇÃO

 

  Refresh Captcha  
 
Pós-Graduação
Tel: (55 21) 3736-1555 / 3736-1556
ppgcis@puc-rio.br

 

BT MENSAGEM
 

CONTATO - ASSESSORIA DA DIREÇÃO

 

  Refresh Captcha  
 

Assessoria da Direção
Tel: (55 21) 3736-1555 / 3736-1556
ana@puc-rio.br

 

 

LOCALIZAÇÃO