Integração com a Pós-Graduação
Dada a importância de sua formação científica, e a clara compreensão de que precisa estar permanentemente atualizado com as inovações teóricas e conceituais de sua área, o estudante de Ciências Sociais se beneficia muito participando de seminários e eventos, realizando cursos de pós-graduação e de extensão, e consumindo artigos e livros da área. Este ethos acadêmico, que muitas vezes costumava ser depreciado ou contraposto ao que seria um perfil prático de outras profissões, tem sido cada vez mais valorizado.
Por outro lado, a integração entre a graduação e pós-graduação também permite um aprofundamento da experiência extensionista, na medida em que os grupos de pesquisa do Departamento estão envolvidos em projetos institucionais, mobilizando doutorandos, mestrandos e bacharelandos em torno de pesquisas endereçadas a públicos diversos, como uma associação profissional, uma comunidade de um lugar, um público focalizado de uma política pública, entre outros.
A conexão com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais tem como referência as suas duas linhas de pesquisa, a saber: Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo; e Diversidade Cultural no Brasil.