Ênfase em Políticas Públicas e Participação
Entre os desafios que o Brasil deverá enfrentar nos próximos anos, encontra-se a necessidade de formar novas gerações preparadas para assumir tarefas comprometidas com transformações sociais nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, moradia, transportes, entre outras. Tudo isso num contexto histórico marcado pela pobreza e desigualdade social, mas também pela luta pelos direitos da população negra, das mulheres, das crianças e adolescentes, dos idosos, LGBTQIA+ e das minorias sociais.
Não sem motivo segue em curso a tendência de crescimento do mercado de trabalho do Cientista Social (antropólogo, cientista político e sociólogo), quando se trata da produção e do monitoramento de políticas públicas. É cada vez mais requisitada a presença deste profissional nas ações governamentais, no âmbito federal, estadual e municipal, sobretudo nas etapas de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. Sem esquecer que a formação do Cientista Social permite que se possa trabalhar em um ambiente democrático e republicano, com valorização da participação e da interação entre governo e sociedade, e com a presença recorrente dos órgãos públicos de controle.
Ainda na perspectiva de qualificação e inovação das políticas públicas, a atuação do Cientista Social tem sido demandada por diversas organizações não governamentais, nacionais e internacionais, por empresas privadas com responsabilidade social ou socioambiental, e por organizações vinculadas ao empreendedorismo e negócios de impacto social. Para isso ganham importância algumas competências específicas do Cientista Social, como formação teórica e metodológica voltada para compreensão das sociedades contemporâneas, capacidade de definir um projeto de pesquisa e desenvolvê-lo, e disposição para o aprendizado contínuo.
A Ênfase “Políticas Públicas e Participação” busca motivar e preparar os estudantes interessados em seguir carreira na área governamental e não governamental, e demais segmentos do mercado de trabalho, envolvidos com o desafio de aperfeiçoar e fazer funcionar as políticas públicas no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Com sua atuação, este profissional irá contribuir para o fortalecimento da democracia e da cidadania, o avanço dos serviços públicos e a redução da desigualdade social.
Para atingir esses objetivos, esta Ênfase irá adotar uma perspectiva interdisciplinar, oferecendo disciplinas das três grandes áreas das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e dialogando também com outros campos de conhecimento (como Administração, Direito, Economia, Geografia e Serviço Social).
Estrutura Curricular da Ênfase em Políticas Públicas e Participação