Ênfases
O Curso de Ciências Sociais passa a oferecer três Ênfases Temáticas, com grande aderência a diferentes nichos do mercado do trabalho das Ciências Sociais, a saber: Estudos da Cidade; Estudos Culturais e Decoloniais; e Políticas Públicas e Participação. E uma 4ª Ênfase, em Pesquisa Social Digital, por meio do qual o estudante interessado poderá se preparar de modo mais aprofundado, tanto para a reflexão sobre o impacto das transformações digitais quanto para o uso de ferramentas metodológicas digitais.
As Ênfases perfazem um circuito de formação que permite que o estudante de Ciências Sociais seja estimulado a desenvolver uma perspectiva transversal a respeito de cada domínio de conhecimento que encerram. Transversal no sentido disciplinar (com a valorização da interface entre as três áreas das Ciências Sociais e entre essas com outros campos de conhecimento); e transversal no sentido epistemológico, já que cada Ênfase encerra necessariamente uma articulação entre, de um lado, o saber e as perguntas acadêmicas e, de outro, ambientes profissionais diversos que lidam com problemas, desafios e demandas por inovações práticas.
Cabe frisar, que o estudante poderá escolher livremente quais disciplinas irá cursar para cumprir os créditos dos dois grupos de disciplinas de cada Ênfase, desde que elas sejam oferecidas. É importante lembrar que as disciplinas de uma Ênfase podem servir também a uma outra, o que permite a otimização da oferta das disciplinas.
As tabelas a seguir apresentam a distribuição dos créditos para as três Ênfases Temáticas e para a Ênfase em Pesquisa Social Digital, respectivamente.
Perfil da Distribuição de Créditos para as Ênfases Temáticas
Perfil da Distribuição Créditos para Ênfase em Pesquisa Social Digital