“A CIDADE COESA: ENFRENTANDO A ESTIGMATIZAÇÃO EM TERRITÓRIOS URBANOS DESFAVORECIDOS”. THE COHESIVE CITY: ADDRESSING STIGMATISATION IN DISADVANTAGED URBAN NEIGHBOURHOODS (CO-CREATION)

Trata-se de um projeto liderado pela Universidade de Oxford Brookes, na Inglaterra, coordenado pela professora Sue Brownill, e com forte participação da Universidade de Bath (professores Christina Horvath/coordenadora e Bryan Clift/integrante, que já estiveram na PUC-Rio por duas vezes em 2017 – ministrando aula na Graduação, em minha disciplina) – , e mais outra vez em janeiro e julho/agosto 2018, para um workshop na favela Santa Marta). Os outros parceiros são a PUC-Rio (sob a minha coordenação) e com a professora Angela Paiva (integrante) e com a participação fundamental de Itamar Silva (Projeto Eco/favela Santa Marta e a Ong IBASE). O projeto conta ainda com a UNAM/México (coordenado pela professora Karla Valverde) e ainda com três ONGs europeias. O projeto é financiado pela União Européia por um prazo de quatro anos, até dezembro de 2020. O tema do projeto será uma grande oportunidade para a equipe de pesquisadores compreender o processo de marginalização nas cidades na Europa e na América Latina. Pretende-se desenvolver novos métodos para produzir impacto nas comunidades no sentido de enfrentar a estigmatização. Estão previstas cinco conferências internacionais  (a primeira aconteceu na Universidade de Bath, Inglaterra, em setembro de 2017, com minha participação), e ainda mais quatro, incluindo uma em 2019, na PUC-Rio.

Principal atividade do Projeto em 2018: “Santa Marta sem fronteiras” – 01 a 05 de agosto.

Coordenação: Maria Sarah da Silva Telles

Integrates: Angela Maria de Randolpho Paiva (PPGCIS/PUC-Rio); Itamar Silva (ECO/Santa Marta; IBASE), Ananda da Silveira Viana (Mestranda); Danielle Barbosa Ferreira (Graduanda - até agosto/2018); Gabriel Stycer (Graduando); Gianne Neves Oliveira (Doutoranda); Taísa de Oliveira Amêndola Sanches (Doutoranda); Mariana Gomes Caetano (Doutoranda); Ana Carolina Radd Lima (Doutoranda), Maria Claudia de Oliveira Reis Ferraz (Doutoranda); Sandoval Alves Rocha (Doutorando);

Financiamento: European Commission - (Auxílio financeiro). Marie Sk?odowska-Curie Actions Research and Innovation Staff Exchange (RISE) Call: H2020-MSCA-RISE-2016