Laboratório Dédalo

O Laboratório Dédalo tem a missão de fortalecer o trabalho de formação do pesquisador social, tanto os bacharéis e licenciados em Ciências Sociais, quanto os mestres e doutores formados em nosso Programa de Pós-Graduação.

O Dédalo conecta as principais Linhas de Pesquisa do nosso Departamento que são voltadas para o estudo das desigualdades sociais, das instituições políticas e da diversidade cultural do país, além da integração com a interface do Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, propiciando acesso às ferramentas digitais de ponta para a pesquisa.

A estrutura do Dédalo é feita por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, conforme melhor caracterizado a seguir:

ENSINO

Oferta de disciplinas eletivas e de cursos livres (férias e extensão) para público interno e externo ao Departamento e à PUC-Rio; articulação das disciplinas metodológicas já oferecidas na grade obrigatória da Graduação, fortalecendo, em especial, o diálogo entre as disciplinas mais voltadas para abordagem quantitativa (Estatística e Métodos e Técnicas I) e qualitativa (Métodos e Técnicas II).

Os cursos atendem temas diversos como estatística aplicada, geoprocessamento, programação e utilização de softwares específicos, teoria dos indicadores demográficos, indicadores sociais,  políticos, geográficos/espaciais, cursos de apropriação de bases públicas, extração e mineração de dados, pequenos laboratórios específicos temáticos.

A organização do DÉDALO, também, serve de ancoragem para a organização de um Domínio Adicional específico sobre metodologia na PUC-Rio, articulando disciplinas de Ciências Sociais com disciplinas de áreas como Filosofia, Matemática e Informática.

PESQUISA

Pesquisas coletivas, envolvendo intensivamente estudantes do Departamento, e tendo como ponto de partida bases de dados já disponíveis, ou geradas pelo próprio laboratório a partir de encomendas específicas do Departamento, da PUC-Rio ou de atores externos.

Entre as áreas de interesse da pesquisa também fazem parte aquelas que têm por objeto a própria metodologia e o uso de técnicas e softwares especializados.

É um espaço para o aprendizado e utilização de aplicativos e softwares livres destinados a técnicas de mapeamento de interações e disseminação de discursos por meio de redes sociais quanto à análise de interconexões de conteúdos do ciberespaço e direcionamentos por meio de algoritmos.

EXTENSÃO

Prestação de serviços qualificados para diferentes tipos de parceiros: da vida social, do poder público e do meio empresarial, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas complementares, uso de métodos de lógica difusa e um enfoque multidisciplinar, este eixo pretende abordar demandas específicas encomendadas ao Laboratório, e que poderão se desdobrar em pesquisas de avaliação e instrumentos de monitoramento de políticas públicas ou corporativas.

Uma das vertentes de Extensão mais promissoras é na área do ensino de Sociologia para o Ensino Médio. O Laboratório valoriza na formação do professor de Sociologia de Ensino Médio a sua capacidade para criar materiais de pesquisa de apoio à docência, que terão grande relevância para aumentar a competência do licenciado para oferecer aos estudantes secundaristas diferentes formas de interface entre a pesquisa e os objetivos de aprendizagem. Uma outra interface com a licenciatura pode ser desenvolvida com o desenvolvimento de metodologia aplicada a pesquisas sobre a eficácia de métodos e técnicas de prática de ensino.

Experimentalmente, este eixo também se voltará no médio prazo para a possibilidade de desenvolvimento de novos aplicativos destinados a fins sociais decididos em conjunto com as próprias partes interessadas em sua elaboração.