Perfil do Doutorado

Homologado pelo CNE (Portaria MEC 590, DOU 19/06/2009 - Parecer CES/CNE 122/2009, 18/06/2009).

Avaliado pela Capes com Conceito 4.

Título atribuído: Doutor em Ciências Sociais


Objetivos do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio propõe-se a fornecer aos alunos uma visão em profundidade dos problemas sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo. Está organizado em duas linhas de pesquisas, complementares e interdependentes, voltadas para o estudo da sociedade, da cultura e do sistema político do país.

Suas linhas de pesquisa são: Desigualdades Socioeconômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo e Diversidade Cultural no Brasil. Conjuntamente, pretendem examinar aspectos variados da sociedade brasileira levando em conta as relações entre o mundo globalizado, as instituições públicas nacionais e a sociedade civil bem como as representações culturais relativas aos diferentes sujeitos coletivos.



Desigualdades Socioeconômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo


Esta linha de pesquisa volta-se para a análise dos diferentes aspectos das desigualdades no Brasil em suas expressões urbana, cívica, jurídica, federativa, econômica, étnica e de acesso ao poder e aos bens públicos. Trata de conhecer as tensões motivadas pela existência de uma sociedade profundamente desigual que adotou a igualdade como valor. Articulando ensino e pesquisa, configura-se como uma agenda de debates, de leituras e de investigação que propiciará ao aluno uma perspectiva crítica da desigualdade e sua relação com os atores políticos, as instituições públicas nacionais e a ordem global.


Diversidade Cultural no Brasil


Esta linha de estudos investiga os discursos, as percepções e os valores constitutivos dos grupos, categorias, classes sociais e segmentos que formam as coletividades do Brasil. Assim, focalizam-se não só as diferenças de gênero, idade e cor; como também os mais diversos mecanismos e objetos sócio-culturais pelos quais a sociedade brasileira cria e recria seus espaços internos. Desses mecanismos fazem parte os rituais nacionais e regionais, a música, a literatura, a moda, novas gramáticas corporais, os espaços de sociabilidade como a praia, as praças e o trânsito, sem esquecer o estudo das minoras étnicas, cujos sinais diferenciadores e retóricas de alteridade são visíveis, patentes e desafiam as sociedades liberais e de massa.



Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais/PUC-Rio

Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu/PUC-Rio

Normas para Apresentação de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação/PUC-Rio