Perfil do curso

O curso de Ciências Sociais da PUC-Rio tem mais de 50 anos de existência e oferece Bacharelado e Licenciatura. O Curso conta com um corpo docente qualificado, com ampla participação na vida acadêmica nacional e internacional, e sólida experiência de pesquisa e de participação no debate público.
Além da Graduação, o Departamento de Ciências Sociais também oferece, de modo integrado, os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais - Clique aqui); e os cursos de
Especialização: Cultura do Consumo; Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais; História e Cultura Afrodescendentes; e Sociologia Política e Cultura (Cursos de Especialização - Clique aqui), e Além de favorecer a formação de um ambiente de troca acadêmica, essa configuração proporciona a seus estudantes a oportunidade de realizar diferentes percursos de formação.
A qualificação para o mercado de trabalho tem sido preocupação constante do Departamento, e para tanto uma das ferramentas de monitoramento tem sido o acompanhamento sistemático dos egressos de sua Graduação. Nesse sentido, o último levantamento realizado (egressos de 2004 a 2014) e a sua comparação com a pesquisa anterior (egressos de 1994 a 2004), permitiu constatar um avanço significativo da inserção na área de Ciências Sociais dos estudantes formados pelo Departamento (Bacharéis e Licenciados) na atividade docente, em programas de pós-graduação, em diferentes setores do poder público, em instituições de pesquisa, em organizações do terceiro setor e da indústria cultural, e no mercado de pesquisa de opinião e de consumo (para mais informações, clique em pesquisa sobre os egressos
).


Sobre o Bacharelado


A estrutura curricular do Bacharelado está organizada em 168 créditos, além de 14 de créditos em atividades complementares (ver regulamento das atividades complementares - clique aqui).
Além das disciplinas do ciclo básico, o curso oferece uma distribuição de créditos equitativa entre disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. E exige a realização de seis disciplinas metodológicas, incluindo duas dedicadas à realização de monografia, que recebe especial atenção dos professores do Curso (ver estrutura do Bacharelado - clique aqui).
As duas disciplinas de monografia exigem que o estudante, com o acompanhamento de um orientador, formule um projeto de pesquisa, desenvolva a pesquisa e redija um texto final que será submetido a uma banca para sua aprovação (Visualizar Resumos das Monografias de: 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011).
Cerca de 20% dos créditos do bacharelado são de eletivas livres, permitindo que, caso deseje, o/a estudante agregue à sua formação uma marca mais pessoal. Uma das alternativas disponibilizadas para o aproveitamento desse estoque de eletivas livres é a escolha de um dos três “domínios adicionais” oferecidos pelo curso, a saber: Antropologia da Arte e Cultura, Estudo das Cidades e Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. (para saber mais sobre domínio adicional, clique aqui).


O curso de Graduação faculta ao estudante amplo acesso às atividades de pesquisa, tanto de iniciação científica quanto de iniciação à docência. As atividades de iniciação científica são incentivadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq, bem como por bolsas de outras agências de fomento, como a FAPERJ. A inserção na iniciação científica ocorre por meio da participação do estudante de Graduação em projetos de pesquisa conduzidos pelos professores do Departamento, e que também contam com a participação de estudantes de pós-graduação. (Ver relação de projetos de pesquisa do Departamento - clique aqui).



Sobre a Licenciatura

O ensino de Sociologia vem ganhando crescente importância no ensino médio, por isso o Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio tem realizado amplo esforço de formação para a docência. Atualmente, o Departamento conta com bolsas e descontos significativos de mensalidade para estudantes de licenciatura, e também conta com o suporte de bolsas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, em convênio com a CAPES.
A formação para a docência em Sociologia tem sido valorizada por meio de um programa que assegura participação em pesquisa sobre a docência em parceria com escolas do entorno da PUC-Rio, participação em atividades de monitoria na própria PUC-Rio, e formação teórica sobre a prática de ensino. (Ver estrutura do curso de licenciatura - clique aqui).


As atividades de iniciação à docência são incentivadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES. A inserção na iniciação à docência ocorre por meio da participação dos estudantes em um grupo de trabalho liderado pela professora responsável pela prática de ensino. (Ver Projeto Sociologia na Escola).



Atividades de Extensão

Além das atividades de ensino e pesquisa, os estudantes de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) também se beneficiam das atividades de extensão promovidas pelo Departamento. Basicamente, essas atividades são de dois tipos: aquelas relacionadas a palestras, seminários e eventos voltados para o debate público (para eventos realizados pelo Departamento, clique aqui),
e aqui merecem destaque as ações promovidas pelo Centro de Estudos de Direito e Sociedade do Departamento de Ciências Sociais-Boletim CEDES (http://www.cis.puc-rio.br/cis/cedes/); e as relacionadas aos projetos de pesquisa que estão diretamente articulados a grupos sociais ou instituições. É o caso, por exemplo, do projeto Gestão Escolar e Territórios Populares e do Projeto Sociologia das Instituições militares – Exército Brasileiro.


Intercâmbio Internacional

Por fim, importa destacar que os estudantes de Ciências Sociais encontram muitas oportunidades para realizar um Intercâmbio Internacional na Europa, Estados Unidos e outros países, sempre em renomadas universidades conveniadas à PUC-Rio. Para saber mais ver:
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci/


Outras Informações:

Forma de ingresso (
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/)
Grade de disciplinas oferecidas nos últimos semestres (
http://www.cis.puc-rio.br/index.php/graduacao/infoacademicas)


Habilitações: Bacharelado e Licenciatura

Títulos Conferidos: Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais

Reconhecimento: Decreto 10.985 de 01/12/42 D.O.U. de 06/01/43

Prazos Estabelecidos pelo MEC para a Conclusão do Curso
Bacharelado: Mínimo: 3,5 anos letivos
Licenciatura: Mínimo: 3,5 anos letivos

Prazo Proposto pela Universidade: 4 anos letivos

Horário: Curso Diurno


Ainda sobre a graduação: