Informações complementares



Domínios Adicionais


A Introdução dos Domínios Adicionais no Departamento de Ciências Sociais


A implantação de Domínios Adicionais em diversos cursos de graduação da PUC-Rio tem como objetivo estimular a formação interdisciplinar, capacitando os estudantes para o trabalho de pesquisa e assegurando uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Esta experiência, portanto, integra diferentes departamentos da universidade, propiciando oportunidades para uma leitura mais rica da realidade brasileira e do mundo contemporâneo.

Os Domínios Adicionais são cursos seqüenciais de complementação de estudos que podem ser realizados no transcorrer da própria graduação, sem prejuízo no tempo normalmente previsto para sua conclusão. Trata-se, por assim dizer, de alcançar uma formação mais ampla em torno de um tema específico. Para isso, os alunos interessados devem procurar identificar um conjunto de disciplinas no Domínio Adicional escolhido, de tal modo que possa cumprir o requisito mínimo de créditos previamente estabelecido.

O Departamento de Ciências Sociais, em especial seu corpo docente, abraçou com entusiasmo esta nova experiência universitária. Contando com o apoio decisivo de outros Departamentos da PUC-Rio, consolidou e introduziu na sua graduação, no primeiro semestre de 2008, os seguintes Domínios Adicionais: Antropologia da Arte e Cultura, Estudos das Cidades e Gestão e Avaliação de Políticas Públicas.

O detalhamento de cada uma dessas propostas é apresentado a seguir. É importante lembrar, porém, que o estudante do Curso de Ciências Sociais, ou de qualquer outro curso de graduação da PUC-Rio, deverá fazer uma disciplina obrigatória e escolher três disciplinas optativas oferecidas pelo próprio Departamento de Ciências Sociais, num total de 16 créditos, e terá que selecionar duas disciplinas optativas nos outros Departamento envolvidos, num total de 8 créditos. Desta forma, espera-se que possa concluir os 24 créditos requeridos em dois ou três semestres, assegurando assim o registro do Domínio Adicional no seu histórico escolar.

+ Info sobre domínios adicionais



Mercado de trabalho


A profissão do cientista social surgiu no século 19, com o desenvolvimento das sociedades modernas e industrializadas, que reclamavam a presença de um novo tipo de profissional dedicado ao estudo da cultura, das instituições sociais e da dinâmica política naquele contexto de grandes e complexas transformações.

Desde então, a profissão do cientista social tem atraído aqueles que se propõem a conhecer as sociedades do seu tempo, suas formas de organização, seus hábitos, costumes e potenciais.

    • no Poder Público, cujas ações necessitam de planejamento e negociação com a sociedade
    • nas empresas, cada vez mais envolvidas em ações de responsabilidade social
    • no chamado terceiro setor, composto de organizações não governamentais dedicadas à promoção de intervenções sociais
    • na indústria cultural, interessada no estudo da memória coletiva e das identidades culturais




Pesquisas Egressos 2004-2014


+ Saiba mais



Resumos das Monografias:


2018 (até Julho/2018)
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011







Ainda sobre a graduação: