Sociologia Política e Cultura

Introdução

Através do nosso Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, que reúne as áreas de Ciência Política, Antropologia e Sociologia, propomos a presente pós-graduação para refletir a respeito das principais repercussões do processo de globalização sobre as identidades políticas e culturais do Brasil Contemporâneo.

Objetivo

O Curso de Especialização “Sociologia Política e Cultura” pretende fornecer aos seus alunos uma formação que lhes permita entender aspectos relevantes da sociedade brasileira contemporânea, de suas instituições e de sua cultura, nesse contexto de crise política do país e do mundo.

Público Alvo

O público alvo é bastante amplo, incluindo bacharéis graduados nas diferentes áreas das Ciências Humanas, tais como Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Educação, entre outras, como também diferentes profissionais de nível superior que, em suas atividades, necessitam ampliar sua compreensão acerca da realidade brasileira.

Metodologia

Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações ficam disponíveis por dois meses após o término das aulas no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).

A metodologia do curso inclui, basicamente, aulas expositivas, seminários temáticos e laboratórios de pesquisa. Cada disciplina tem, no mínimo, uma avaliação escrita a ser realizada individualmente.

As aulas ocorrem em dois módulos (12 meses) e o terceiro módulo é para elaboração da Monografia.

Maiores Informações sobre o Curso