Lugar de mulher é na política

Introdução

A participação feminina na política é muito baixa no Brasil. O país ocupa a posição 140 em índice que compara a presença de mulheres no Parlamento em 189 países. Tal cenário tem razões estruturais e graves consequências nas políticas públicas. Conhecer o processo histórico e os tópicos contemporâneos centrais é fundamental para compreender a relevância do tema em suas diversas variáveis (incluindo raça e classe) e as falhas na garantia da equidade de gênero no país. O tema é de interesse de toda a sociedade e impacta no desenvolvimento, nos índices de violência e na desigualdade econômica.

Objetivo

Apresentamos um panorama da luta das mulheres pela conquista de direitos e as principais transformações do debate ao longo dos anos: o início do movimento feminista, a luta pelo voto, o questionamento sobre o papel da mulher na sociedade, as transformações dos anos 60, o debate sobre raça e classe e as novas estratégias de atuação nas ruas e redes, América Latina e a perspectiva decolonial.

Público-Alvo

Estudantes, pessoas que trabalham no terceiro setor e com atividades políticas, interessados no tema em geral.

Metodologia

Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação fica disponível após as aulas. As aulas são expositivas e tem recursos audiovisuais disponíveis no ambiente de  aprendizagem online.

Maiores Informações sobre o Curso