Crises e Dilemas das Democracias no Século XXI

Introdução

Turbulências políticas e econômicas no Brasil e no mundo revelam que a democracia está em crise e que os partidos políticos tradicionais não conseguem dar respostas aos anseios da sociedade. Essa problemática começa a se delinear nos anos 1970 e torna-se mais profunda após a crise de 2008. A economia não tem crescido no mesmo ritmo de antes nos países ocidentais, empregos são perdidos pelas inovações tecnológicas e os intensos fluxos migratórios provocam posições divergentes na sociedade. Esses fatores  revelam, na sociedade brasileira e no mundo democrático, tendências à polarização do debate político, déficits de apoio e confiança nas instituições políticas da democracia, o ressurgimento dos populismos – na política e na economia –, além da crescente taxa de desalento vivenciada pelas poucas perspectivas de crescimento econômico e geração de empregos. A fragmentação do conflito social, alicerçado pelos novos movimentos sociais, igualmente vêem-se enfraquecidos, seja pela dinâmica própria da sociedade e de uma nova cultura do capitalismo, seja pela pouca evidência de que essas formas de lutas socioculturais venham a ter impacto no âmbito do processo decisório e político do Estado.

Tal dinâmica com frequência fortalece visões autoritárias e populistas.

Para analisar este cenário, é preciso ter claro que o enfraquecimento da democracia não se dá mais por rupturas bruscas e sim pelo enfraquecimento, muitas vezes provocado pelos próprios detentores do poder, das estruturas institucionais de controle. São exemplos desse último aspecto, o enfraquecimento dos mecanismos de controle social (como, por exemplo, os conselhos de políticas públicas) e de accountability.

Claramente, no mundo contemporâneo, há um enfraquecimento das instituições democráticas e das possibilidades de diálogo – o que, no limite, deixam entrever processos de desgaste e enfraquecimento dos aspectos representativos e participativos nas democracias contemporâneas.

Público Alvo

Metodologia

Maiores Informações sobre o Curso